PRODUTOS

O que é Cooperativismo de Crédito?

Cooperativismo

Cooperativismo vem da palavra cooperação e é uma doutrina cultural e sócio-econômica que consagra os princípios fundamentais de liberdade humana, apoiada por um sistema de educação e participação permanente. O Cooperativismo surgiu como forma de organização social para a solução de problemas econômicos. Nasceu no mesmo contexto e na mesma época do Comunismo e do Sindicalismo, que tinham objetivos semelhantes, mas propostas distintas. O cooperativismo optou pela organização autogestionada de pessoas para a solução de problemas específicos. Hoje está presente no mundo inteiro, gerando soluções e benefícios para mais 800 milhões de pessoas. Conforme seus pioneiros, o Cooperativismo acredita nos valores éticos de honestidade, transparência, responsabilidade social e preservação do ambiente para o desenvolvimento sustentável.

No crédito cooperativo, você usufrui da menor taxa de juros e também participa do resultado que foi gerado pela soma dessas operações.

Princípios universais do cooperativismo
Adesão voluntária e livre

Cooperativas são organizações voluntárias abertas para todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar suas responsabilidades de sócios, sem discriminação de gênero ou condição social, racial, política ou religiosa.

Participação econômica dos membros

Os sócios contribuem equitativamente e controlam democraticamente o capital de sua cooperativa. Parte desse capital é usualmente propriedade comum da cooperativa para seu desenvolvimento e apoio à atividades sociais.

Gestão democrática pelos membros

Cooperativas são organizações democráticas controladas por seus sócios, que participam ativamente ao estabelecer suas políticas e nas tomadas de decisões. Homens e mulheres são eleitos pelos cooperados para que os representem.

Autonomia e independência

Cooperativas são organizações autônomas de ajuda mútua. Entrando em acordo operacional com outras entidades, inclusive governamentais, ou recebendo capital de origem externa, elas devem operar de modo a preservar o controle democrático pelos sócios e manter sua autonomia.

Educação, formação e informação

As cooperativas oferecem educação e treinamento para seus cooperados, representantes e colaboradores, para que eles possam contribuir para o seu desenvolvimento. Também informam o público em geral sobre a natureza e os benefícios da cooperação.

Intercooperação

As cooperativas atendem seus sócios de maneira mais efetiva e fortalecem o movimento cooperativo trabalhando juntas, e de forma sistêmica, através de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais, através de centrais, federações, confederações etc.

Interesse pela comunidade

As cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades, através de políticas aprovadas pelos seus membros, assumindo um papel de responsabilidade social junto á comunidade onde está inserida.