PRODUTOS

Capital de Giro

O oxigênio que faltava para sua empresa.

Uma opção de crédito que garante recursos financeiros ao cooperado. Para solucionar débitos em caixa, pagamento de tributos, encargos, fornecedores, salários, aquisição de matéria-prima ou mercadorias, tudo que garanta o bom funcionamento da empresa.

O que é o capital de giro?

Em poucas palavras, o capital de giro é uma reserva de dinheiro que toda empresa deve ter para arcar com os custos e manter as despesas da companhia ao longo do tempo. Isso vale desde os custos para abrir a empresa quanto para pagar contas, fazer reformas etc. Ou seja, ele é quem vai cobrir parte  das despesas fixas e pontuais da companhia. 

Essa reserva é independente de possíveis lucros que a empresa esteja gerando ou de outras fontes de renda que possui. Os recursos que formam o capital de giro estão no estoque da companhia, em seu caixa, no banco, em contas a receber etc.

Como calcular capital de giro?

Na prática, o capital de giro é equivalente ao ativo circulante de uma empresa. Basicamente, o ativo circulante são todos os bens da companhia que, rapidamente, podem ser convertidos em dinheiro – ou seja, possuem alta liquidez. Exemplos: contas a receber, estoque, matéria prima, dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo, etc.

Mas, no cálculo final, que leva em conta a operação da empresa, devemos considerar o capital de giro líquido dela: ou seja, o ativo circulante menos as despesas que ela possui. 

Portanto: o capital de giro líquido é a diferença (isto é, o resultado da subtração) entre o passivo circulante e o ativo circulante.

  • Ativo circulante: são todos os bens da companhia que, rapidamente, podem ser convertidos em dinheiro (ou seja, possuem alta liquidez).
  • Passivo circulante: são todas as obrigações financeiras de curto prazo que uma empresa possui (em outras palavras, algumas das despesas da companhia). Pagamento de funcionários (salários e encargos trabalhistas, décimo terceiro, férias, etc), impostos e pagamentos de empréstimos ou financiamentos a instituições financeiras são alguns dos exemplos mais comuns.

Logo, o resultado dessa conta (ativo circulante – passivo circulante), o capital de giro líquido, vai indicar se uma empresa possui ou não uma reserva financeira para garantir que seu negócio continue em operação.

Qual o objetivo do capital de giro?

O capital de giro — e sua gestão — tem como objetivo buscar estratégias para a manutenção e equilíbrio dos ativos e passivos de uma empresa, independentemente de seu porte. 

É por meio do acompanhamento constante do comportamento do capital de giro de uma empresa, por exemplo, que é possível tomar decisões de expansão e investimento, por exemplo. 

Além disso, é possível equilibrar as contas para os momentos em que é possível prever um menor ganho ou um maior gasto, com base em sazonalidades observadas em seu nicho de mercado.