PRODUTOS

Antecipação de Recebíveis

Adiante seus recebimentos e impulsione seu capital.

A antecipação de recebíveis é uma alternativa para empresas que precisam de crédito. Normalmente, o valor é utilizado para pagar contas atrasadas, gerar fluxo de caixa ou até mesmo investir em expansão.

Na prática, o empresário recebe o valor das vendas feitas a prazo de maneira adiantada para atender às necessidades imediatas da empresa. A seguir, vamos trazer mais detalhes sobre como funciona essa opção de crédito e explicar quando essa alternativa vale a pena.

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis — também conhecida como adiantamento de recebíveis ou antecipação de duplicatas — é uma linha de crédito voltada para empresas que precisam adiantar o recebimento de suas vendas. Assim, elas podem usar agora um dinheiro que só chegaria no futuro e ganhar um fôlego no orçamento.

Quando o cliente compra um produto ou adquire um serviço e resolve parcelar o pagamento em duas vezes, por exemplo, o dono da empresa pode levar até 60 dias para receber o valor total da venda. Ao contratar uma antecipação de recebíveis, ele pode adiantar o recebimento desse valor para ter o dinheiro em caixa em poucos dias.

Como em qualquer outra modalidade de crédito, os bancos e instituições financeiras que disponibilizam antecipação de recebíveis cobram algumas taxas sobre o valor adiantado às empresas e, em contrapartida, assumem a responsabilidade pelo recebimento futuro das notas negociadas.

Quando a antecipação de recebíveis é uma boa opção?

O adiantamento de recebíveis, assim como outras modalidades de crédito para empresas, deve ser usado para atender às necessidades do negócio.

Normalmente, esse tipo de serviço funciona para os empreendedores que precisam pagar compromissos com fornecedores que vencem antes do prazo de recebimento dos seus clientes, por exemplo.

Além disso, o dinheiro antecipado pode ser utilizado para levantar capital de giro e até atender demandas sazonais — como em datas comemorativas importantes, quando é preciso aumentar o estoque e contratar funcionários temporários.