As nossas decisões financeiras não são racionais. Os impulsos que levam à compra estão além do produto em si: envolvem nossos sentimentos e sensações. Fatores psicológicos, culturais, sociais e pessoais influenciam o comportamento de compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades.
Nos fatores psicológicos estão a motivação (o que te motiva a comprar algo?), a percepção (preciso do que estou prestes a comprar?), a aprendizagem ou a mudança de comportamento através da experiência e na forma de como pensamos e agimos. O ato de compra também pode se tornar um hábito, e a compra uma experiência mais emocional que racional.
Os fatores culturais são as influências do meio: valores, referências e percepções que nos são passados. O que aprendemos na TV, por exemplo? Você sabia que existe toda uma ciência apenas para te estudar e te levar a comprar algo?
Fatores sociais são influências do grupo ao qual pertencemos, seja família ou amigos, e estão ligados ao papel e status que representam na sociedade. Quando compramos, fazermos isto por nós ou para “os outros”?
Por último, nos fatores pessoais estão a faixa etária, condições de consumo, estilo de vida e traços da personalidade do consumidor que influenciam diretamente nas suas escolhas.
Diante disso tudo, antes de comprar eu sempre me pergunto:
– Eu realmente preciso do que quero comprar?
– Esta compra está alinhada com minhas prioridades?
– Esta compra vai me trazer compromissos financeiros que conseguirei cumprir?
– Esta compra vai apenas me fazer parecer alguém que quero mostrar para a sociedade?
– Esta compra vai me fazer assumir mais dívidas que já tenho?
– Esta promoção me faz comprar mais unidades por um preço menor, mas preciso mesmo de mais unidades?
Acho que essas perguntas podem ajudar você também!
* Leila Ghiorzi, coach financeira com formação complementar em investimentos e intermediação financeira. Autora do projeto É da Minha Conta.