A SERVICOOP
Segurança
Segurança no uso dos e-mails
Receber e-mails falsos, utilizando o nome de instituições financeiras, lojas de comércio eletrônico, serviços de tecnologia e produtos em geral se tornou rotina. Na maioria das vezes o objetivos dos fraudadores é capturar informações confidenciais dos usuários como senhas e números de cartões através da instalação de vírus ou programas maliciosos, instalados em computadores ou dispositivos móveis (celulares e tablets).
Por isso, é importante estar atento aos e-mails que você recebe e seguir algumas dicas importantes:
- A SERVICOOP nunca envia e-mails solicitando dados pessoais para cadastro ou senhas de acesso;
- Nunca forneça dados pessoais ou senhas por e-mail;
- Sempre desconfie quando você não conhece o remetente, especialmente se no corpo do e-mail contém algum arquivo anexo com extensões pouco usuais como “*.exe ou *.html”;
- Não acesse o Internet Banking da SERVICOOP através de links recebidos por e-mails ou anúncios em sites;
- Evite acessar seu e-mail pessoal e o Internet Banking utilizando computadores públicos;
- Mantenha sempre o seu antivírus ou serviço anti-spam atualizados.
Segurança no uso do computador e dispositivos móveis
- Procure sempre manter o sistema operacional do seus computador atualizado;
- Busque manter em dia as atualizações de segurança, inclusive dos dispositivos móveis: celulares ou tablets;
- Sempre utilize programas confiáveis, mantenha-os atualizados e evite softwares desconhecidos;
- Instale um software de antivírus, um anti-spam e mantenha-os sempre atualizados;
- Cuidado com o uso de pen drives ou outros dispositivos externos de terceiros;
Como usar senhas com segurança
- Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele a outras pessoas;
- Se você receber uma ligação de alguém dizendo-se colaborador da SERVICOOP solicitando a informação de alguma senha, não forneça em hipótese alguma;
- Memorize sua senha, não a anote em papel nem deixe-a armazenada em seu computador, dispositivo móvel ou telefone celular;
- Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação;
Cuidados básicos que devemos ter é jamais escolher senhas que possam facilmente ser descobertas por terceiros, como por exemplo:
- Datas de nascimento
- Nomes próprios
- Números de telefone
- Números de documentos (RG, CPF, etc.) ou parte deles
- Número de sua residência
- Placa do seu automóvel
- Palavras e sequências alfabéticas ou numéricas
Dicas para formatação de uma nova senha:
- Se possível, utilize senhas longas.
- Utilize caracteres variados, símbolos, letras e números, de preferência intercalados.
- Quando só puder utilizar números, faça combinações pouco prováveis.
Segurança ao usar o caixa eletrônico em salas de autoatendimento
- Antes de entrar em salas de autoatendimento verifique se não há pessoas suspeitas por perto, principalmente em motocicletas ou veículos estacionados;
- Ao utilizar os caixas eletrônicos, posicione-se de maneira a encobrir o teclado com o próprio corpo, impedindo que a sua senha vista por estranhos;
- Nunca forneça sua senha para outra pessoa, pois jamais solicitam sua senha de acesso, nem por telefone;
- Antes de sair do autoatendimento após um saque guarde o dinheiro em local seguro e observe se não existem pessoas acompanhando a sua ação;
- Caso tenha algum problema com seu cartão, comunique-se com a central de atendimento de seu próprio telefone;
- Somente aceite ajuda de funcionários em horários de expediente bancário e quando estes estiverem devidamente identificados;
- Evite utilizar caixas eletrônicos em locais isolados;
- Desconfie e não utilize caixas eletrônicos que apresentem sinais de vandalismo ou violação;
- Jamais aceite ajuda de estranhos para manipular o terminal de autoatendimento, quando tiver dificuldade contate um funcionário;
- Ao pegar seu extrato, verifique minuciosamente todos os lançamentos e, em caso de dúvidas, procure imediatamente o gerente.